Estudo de viabilidade técnica: o raio-x do terreno

A aquisição de um terreno é um investimento tentador. Mas o comprador sabe o que pode ser feito nele? E o corretor de imóveis que vai apresentar o produto? Pensa que qualquer edificação pode ser realizada no local?

Para aqueles que ainda acham que sim, precisam ter acesso ao estudo de viabilidade técnica, realizado por arquitetos e engenheiros.

Segundo o diretor da Gustavo Feola Negócios Imobiliários e especialista em mercado de terrenos, Gustavo Feola, um estudo de viabilidade técnica, ou EVT, nada mais é que um “raio X” do que pode ser edificado em um determinado terreno.

“São levados em consideração aspectos quanto aos índices como taxas de ocupação, coeficiente de aproveitamento, recuos, zoneamentos, quadras fiscais, histórico da edificação, gabaritos (alturas máximas permitidas), consulta de processos, entre outros dados”, explica Feola, em seu blog, e ainda ressalta. “O EVT completo também permite verificar informações detalhadas junto aos órgãos públicos que analisam os melhoramentos, como desapropriações e benfeitorias públicas, além de órgãos do Patrimônio Histórico – tombamentos – no caso”.

Trabalho em conjunto

Um bom profissional que realiza o EVT trabalha também em parceria com assessores da área do Meio Ambiente, como engenheiros ou arquitetos especializados no ‘‘verde”, recomenda o especialista. “Estes profissionais promovem exames por meio de levantamento planialtimetrico e arbóreo, o tipo de vegetação e suas interferências. Em paralelo, o EVT completo apresenta ainda todos os débitos relacionados ao terreno, como dívidas ou multas municipais e estaduais”, ressalta.

Corretor de imóveis: apure informações

Aos corretores de imóveis, Feola recomenda que ao negociarem um terreno procurem antes apurar mais sobre o que pode ser construído nele. “Especialistas que negociam terrenos necessitam receber já apurados os detalhes e informações sobre as áreas. Dessa forma o trabalho em parceria ganha mais agilidade, maior credibilidade junto ao comprador e aumenta a possibilidade de comercialização”, finaliza o especialista.

Via Redimob

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Construção, Imóveis e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s