Transforme pequenos espaços em um charmoso lavabo

Quem tem, não dispensa. Quem não tem, gostaria de ter um… Se esse é o seu caso, saiba que existem diversas possibilidades para transformar um cômodo da casa em um lavabo. “Um banheiro a mais em casa é sempre bom para quem costuma receber amigos com frequência. Todos ficam mais à vontade, você e as visitas”, conta a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C + A Arquitetura e Interiores.

Para quem não tem um lavabo e deseja um, existem várias possibilidades de projetos de reforma que podem transformar espaços de usos diversos em um charmoso lavabo, como por exemplo, uma pequena área da cozinha, um quarto de empregada não utilizado, uma despensa superdimensionada e até mesmo um espaço embaixo da escada, em casas de sobrados ou em apartamentos duplex. Tudo depende da localização dos pontos hidráulicos que possam ser remanejados. “O ideal é que o novo espaço conte com uma janela para assegurar boa ventilação e iluminação natural. Mas, na maioria das vezes, isso não é possível. Nesses casos, pode-se providenciar um sistema de exaustão que se aciona automaticamente com o acendimento da luz. Para que o sistema de exaustão realmente funcione, é necessário que além do ventilador instalado no forro de gesso, exista um duto para a ventilação conectado com uma saída externa para eliminação de gases e odores”, detalha a arquiteta.

Cubas desenhadas, torneiras sob medida e revestimentos criativos dão um tom de exclusividade aos projetos. Em ambientes em que elas são peças-chave, lavar as mãos ganha glamour. “Para a criação de um lavabo, é preciso que sejam feitas adaptações nas instalações elétricas e hidráulicas, lembrando que, para a bacia é necessário um sistema de esgoto ventilado o que, muitas vezes, pode representar a necessidade de intervenção no forro do vizinho de baixo, em caso de reforma em apartamentos. A complexidade do projeto vai depender da distância do ramal hidráulico existente”, explica a diretora de projetos da C+A.

Sugestões para uma futura reforma

Se você pretende reformular seu lavabo sem investir muito em obra, a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores, fornece algumas dicas práticas que podem deixar o ambiente com uma cara nova, de maneira simples:

● Invista em acessórios para a bancada, como suporte para toalhas, porta sabonetes e nos acessórios em geral: quadros, vasos solitários e algum objeto inusitado que agregue humor e criatividade ao ambiente. Mesmo em um lavabo simples, esses itens fazem a diferença;

● Vale a pena investir em um gabinete sob medida para guardar os suprimentos do lavabo. Não precisa ser grande, nem profundo, ele precisa apenas dar um arremate à bancada. Pode ser feito com material nobre, como madeiras aparentes ou com a aplicação de pinturas neutras ou coloridas;

● Misture iluminação quente e fria, ou seja, no forro, use lâmpadas eletrônicas sempre de cor amarela e junto ao espelho invista em uma lâmpada incandescente ou dicróica, que pode ser instalada no teto ou nas laterais do tipo arandela. Atenção à localização das lâmpadas, para não criar sombra no rosto de quem se olha no espelho;

● Procure materiais diferentes para revestir as paredes e fuja das cerâmicas. Como se trata de um ambiente social, quase uma extensão da sala, não há necessidade de utilizar materiais impermeáveis. O interessante é utilizar materiais mais nobres, como papel de parede, tecidos, pinturas especiais ou artísticas, espelhos, acrílico, dentre muitos outros, sem encarecer muito a reforma.

Quando você não tem um lavabo

Se você não tem como instalar um lavabo em casa, a solução é deixar um banheiro da casa destinado a receber seus convidados. O ideal é que seja o mais próximo da área social. “Não deixe à mostra objetos íntimos, como remédios e cosméticos. Mantenha o local sempre arrumado e com um toque charmoso. Uma opção é colocar sobre a bancada uma pequena bandeja com toalhas de mão enroladas, além de um sabonete líquido e um aromatizador de ambientes. Pequenos mimos para não constranger seus convidados em casos de emergência também são válidos como uma bandeja ou cesta contendo absorventes, fio dental, comprimidos para dor de cabeça. Não esqueça também de providenciar a reposição de papel num local de fácil acesso, como baldes metálicos ou cestos aramados”, recomenda Ana Carolina Tabach.

Serviço:

http://www.caarquitetura.com.br

http://minhacasameular.wordpress.com

http://twitter.com/cmaisa

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Decoração e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s