Quem deve pagar o IPTU em imóveis alugados?

Está chegando a época de pagar o Imposto Predial e Terrotorial Urbana, o popular IPTU. Muitos inquilinos e locadores têm dúvidas sobre a obrigatoriedade do pagamento do imposto. De acordo com o advogado tributarista Adolfo Manoel da Silva, essa obrigação recai sobre o locador. “A lei do inquilinato é clara sobre as obrigações do inquilino. O locador só pode cobrar quando há uma decisão prévia em contrato”, salienta o advogado.

De acordo com o artigo 22 da Lei do Inquilinato: “O locador é obrigado a pagar os impostos e taxas (…) que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato”. Se o imposto não é pago e o contrato não prevê pagamento por parte do inquilino, quem será inscrito em dívida ativa no município é o proprietário do imóvel.

Para o ano corrente – Segundo o advogado, o IPTU é pago para o ano corrente. “Quando pagamento o imposto, estamos sendo cobrados pelo ano em que estamos usando”, explica Adolfo Manoel da Silva.

Fonte: Redimob

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Aluguel, Imóveis e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s