Cuidado ao comprar plantas

Espalhados por beiras de estradas e até mesmo em pontos estratégicos das grandes cidades, vendedores ambulantes abarrotam seus caminhões com belas árvores frutíferas carregadas de frutos e as oferecem por um valor muito atrativo. Encantadas, muitas pessoas se deixam levar pelo preço baixo, mas basta plantar a muda em seu jardim ou pomar para se arrepender.

O que acontece é o seguinte: na maioria dos casos, passados alguns dias, as folhas caem ou, quando a árvore vinga, não se desenvolve. Mas a decepção pode ser maior: essa muda pode trazer pragas e doenças de difícil controle.

Frutos doentes e plantas pouco produtivas e que não respondem à adubação, irrigação e outros tratos culturais são alguns dos indícios do uso de mudas com características genéticas indesejadas. O que isso quer dizer? Que mudas geradas a partir de matrizes de baixo potencial produtivo jamais formarão um plantio saudável.

As principais espécies da “farsa das mudas em produção” são a jabuticabeira, o coqueiro-anão e os pinheiros de Natal. No caso dos coqueiros, por terem o ciclo interrompido, há problemas fisiológicos e fitossanitários. O resultado é a queda de frutos, o secamento e a morte. O estresse fisiológico, decorrente do transplante, é também muito comum.

A planta, que está em plena atividade fisiológica, ao ser arrancada, deixa boa parte das raízes no solo, mas continua em atividade. Em seguida, elas murcham e apresentam deficiências nutricionais, como, por exemplo, amarelecimento. E não adianta irrigar e adubar, pois a muda não responde, o que acaba resultando na perda de seus frutos, na secagem de suas folhas, e, por fim, a sua morte.

Para evitar maiores aborrecimentos, o melhor local para se adquirir uma boa muda é em um viveiro credenciado pelo Ministério da Agricultura. O credenciamento, que exige controle de produção e acompanhamento técnico, é garantia de qualidade. Além disso, há também a certificação de mudas, que é outro indicativo de segurança. Exija-o.

Fonte: Delas iG

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Decoração. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s