Saiba quais estilos estarão em alta na decoração e como como utilizá-los

O universo do design de interiores e da decoração vive em constante mudança. Os profissionais da área já avaliaram quais serão as tendências de estilos e cores para este ano. Segundo a arquiteta, Eliane Canhoto, Coordenadora do Curso Técnico de Design de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), em 2012 a decoração vai se inspirar em tons alegres e objetos que transmitem descontração e dinamismo ao ambiente.

Para este ano a cor que estará em alta, sejam em móveis, objeto e tintas de parede, é o laranja. A tonalidade foi eleita pelo Instituto Pantone, entidade mundialmente reconhecida que designa o código internacional de cores. “As cores derivadas de misturas como vermelho e laranja, resultando em uma tonalidade laranja rosada, serão as cores do momento. A Pantone nomeou esta mistura de Tangerina-Tango, mas também há apostas em outras cores vibrantes como o verde-bandeira, rosa-chiclete e azul-piscina, além dos tons terrosos”, acrescenta Eliane.

Já no quesito composição de ambientes, a tendência continua seguindo o critério de quanto menos objetos, melhor. “Podemos perceber que mais do que nunca o menos é mais, ou seja, peças de grande impacto surtem mais efeito do que muitas peças pequenas agrupadas”, afirma a arquiteta.

A especialista lembra que a diversidade de estilos faz com que prevaleça a fidelidade ao que se pretende propor. “Baseado naquilo de que gostamos, devemos traçar objetivos. Se a pessoa é mais alegre e gosta de temas coloridos e de texturas, não se deve abusar das formas, ou seja, a solução é optar por elementos como sofás e móveis, em geral, mais ortogonais e com formatos menos rebuscados”, sugere.

Porém, para aqueles mais conservadores e monocromáticos, a coordenadora aconselha o uso sem restrição de texturas, tapetes listrados e almofadas com relevos florais, que ajudam a compor o ambiente.

De acordo com essas tendências a arquiteta elaborou dicas de composição para uma sala de estar e de jantar. “Em um ambiente com uma base de cores neutras como o cinza ou o branco, poderíamos ousar colocando uma mesa laqueada tangerina, utilizar móveis madeirados e cadeiras de acrílico transparente ou brancas. Além disso, podemos diversificar os tipos de cadeira na mesa de jantar, por exemplo, as das pontas com braços e as das laterais sem. Isso daria uma sensação de um ambiente mais despojado”, esclarece.

Já para aqueles que pretendem renovar a decoração com a pintura das paredes e não sabem quais cores optar, Eliane explica que o ambiente deve estar em harmonia. “Não existem regras para utilização das cores, se seguirmos a psicologia, o laranja seria mais indicado para o espaço de refeições. Mas, como existem diversas nuances, pode-se aplicar em quartos, salas e ambientes, ou seja, onde se queira maior intensidade de cor. O único cuidado deve ser com a dimensão dos espaços e dos objetos”.

Para os mais ousados e que gostam de tons fortes, o ideal é utilizar bastante os artifícios de luz. “Um espaço bem iluminado se torna propício para o uso de uma cor como o laranja, até mesmo a aplicação em todas as paredes. Para isso, a regra básica é dimensionar a luz nos objetos. No entanto, para quem não é tão arrojado o apropriado é utilizar a cor em paredes onde não se tem contato direto ou, ainda, diluir a cor para ela ficar menos saturada”, finaliza.

O CEPDAP está com matrículas abertas para o Curso Técnico de Design de Interiores, que começa em fevereiro de 2012. Nas aulas o profissional será preparado para desenvolver projetos de acordo com a necessidade de cada cliente e com práticas sustentáveis.  Mais informações pelo site  http://www.cepdap.com.br, pelo telefone (41) 3029-4044 e também na fanpage http://www.facebook.com/cepdap.profissoesinovadoras

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Decoração, Design de Interiores e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s