Perfil pessoal é fundamental na escolha de condomínio

Esse perfil inclui variáveis como o estilo de vida do morador, a renda disponível para o aluguel ou compra e quantas pessoas precisam morar no imóvel.

Em relação ao capital disponível, especialistas recomendam que se gaste no máximo 30% da renda familiar com aluguel ou com a compra de um imóvel. O ideal, no entanto, é que essa quantia seja de 20% a 25%. Isso permite que os outros gastos sejam acomodados com mais facilidade. Nessa quantia deve estar incluso tanto o aluguel, ou a parcela de compra do imóvel, quanto à taxa de condomínio.

O estilo de vida é importante para definir questões como a localização. Há pessoas que preferem morar perto do local de trabalho e outras que desejam, mais do que tudo, sossego e distância de regiões centrais. O item localização perto do trabalho passa a ser muito menos relevante se a pessoa tem como chegar ao escritório utilizando uma rede pública de transportes eficiente ou um automóvel. Nem sempre, porém, se isolar completamente da cidade traz grandes benefícios.

Para a arquiteta Akemi Shigihara, por exemplo, que optou por morar em um condomínio mais sossegado em Campinas, interior de São Paulo, ainda que não tão próximo de seu emprego, o ideal foi não se afastar de tudo. Minha escolha foi por um lugar mais tranquilo, mas, claro, levei em consideração ter escola, banco e centro comercial por perto.

Tamanho do imóvel
Quanto ao tamanho do espaço, a questão principal é o número de pessoas que precisam ser acomodadas no local. Esse número é muitas vezes diferente do número de pessoas que efetivamente moram no imóvel. Isso porque há casos em que uma pessoa mora sozinha, mas recebe visitas de modo frequente, por exemplo, de familiares.

Evidentemente, essa escolha é feita principalmente por quem já possui grande poder aquisitivo. Na maior parte dos casos, especialmente no caso de uma pessoa que inicia a vida profissional, o tamanho do imóvel é uma questão secundária. Na imensa maioria das vezes, um quarto-e-sala será suficiente.

Segurança
Muitas vezes, a preferência por morar em condomínios se deve a questões de segurança. Mas, na maior parte dos casos, quem aluga ou mesmo compra um imóvel tem poucas preocupações em saber como a segurança é feita. Isso se deve ao fato de os sistemas de segurança serem, para a maior parte das pessoas, muito semelhantes.

Para quem se preocupa com essa questão, e tem possibilidade de pagar pela segurança, há condomínios que oferecem serviços diferenciados. Serviços que existem especialmente nas grandes capitais brasileiras. Alguns chegam até mesmo a enviar agentes para o exterior para treinamento. Assim, se é necessário contar com um serviço desse tipo, é preciso procurar bem antes de comprar o imóvel.

Áreas de lazer
É importante saber quais são as opções de lazer dentro do condomínio. É mais importante ainda conhecer o custo que isto traz na taxa condominial. Itens como piscina, sala de musculação e bosque com fonte, por exemplo, elevam o custo mensal de manutenção.

Aluguel x compra
Quem pretende alugar um imóvel tem a vantagem de poder sair do local após certo tempo com mais facilidade. Já quem opta por comprar definitivamente uma casa ou apartamento tem de levar em consideração que certas características não mudam com o tempo.

Não se muda, por exemplo, a localização de um imóvel. Também não se muda com facilidade sua fachada. Por fim, embora seja possível fazer alterações, o número de quartos, salas e banheiros e a sua posição na planta provavelmente continuarão os mesmos por muitos anos. Dessa forma, deve-se prestar atenção nessas características.

Para Shigihara, é válido saber quem são os vizinhos e se há compatibilidade de estilo de vida entre quem aluga ou compra um imóvel e quem já mora no local. O ideal é morar perto de pessoas que tenham alguns valores em comum. No meu caso, a maior parte das pessoas do condomínio tem metas de vida próximas a minha.

Entorno
É ainda preciso lembrar que se a localização de um imóvel não muda, o seu entorno pode mudar, embora tal processo, em geral, demore alguns anos. Nesse caso, é importante saber se existem planos do governo municipal para uma determinada área. Para isso, é preciso ler jornais e procurar informações na internet. E, claro, conversar com corretores, moradores…

É evidente que, no caso da compra de um imóvel, saber se obras de grande porte serão feitas em um futuro próximo no local é válido. Tais obras são capazes, algumas vezes, de modificar o espaço em que o imóvel está. Podem tornar o que era um espaço muito calmo em um local de muita movimentação, frustrando o objetivo de um morador de ter mais tranquilidade.

Algumas outras características não são permanentes. Questões administrativas, por exemplo, são mais fáceis de serem mudadas. Há eleições para síndicos, algumas disposições da convenção do condomínio podem ser alteradas e mesmo empresas de segurança podem ser substituídas. Por esse motivo, a maior parte dos consumidores não costuma levar em consideração tais características de um prédio.

No entanto, o ideal é que exista uma análise básica inicial mesmo antes de alugar um imóvel. Há condomínios que dispõem em seu regulamento interno diversas proibições que podem afetar a vida do futuro morador.

O único jeito de saber esse tipo de informação é perguntando a quem já mora no imóvel o que é permitido e o que não é e como é a vida de morador. O síndico do condomínio é a pessoa mais indicada para conversar sobre esses assuntos. Uma conversa franca pode evitar dissabores futuros.

O que você deve levar em conta, ao comprar? Eu diria que localização é o fator número um. Pesquise muito. Faça um exercício de imaginação, também, sobre se a área será valorizada. Há bons vizinhos? Há comércio na região?

A grande dica que dou é a seguinte: converse muito – com o síndico, com moradores, com corretores, com o administrador e até mesmo com o porteiro. Você vai tirar muitas informações úteis destas conversas.

Via Secovi PR

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Dicas, Imóveis e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s