Jovens querem estabilidade financeira e profissional antes de comprar a casa própria

O sonho da casa própria não é mais a prioridade de quem entra na idade adulta em Blumenau, Santa Catarina. Agora os jovens das classes C e D, em ascensão, buscam primeiro a consolidação na carreira profissional e pessoal para depois adquirir o lar próprio. Dados do Censo 2010 mostram que o conceito de que alugar é jogar dinheiro fora, disseminado há décadas, está se dissipando. Economistas afirmam que, dependendo do caso, de fato vale mais a pena locar do que comprar.

Esta mudança de pensamento combinada à construção de mais imóveis para locação e à migração de pessoas são fatores que, juntos, fizeram o número de domicílios alugados disparar 93%, comparando dados do IBGE de 2000 e 2010. Em 10 anos, o número de moradias próprias caiu de 79% para 73%, conforme o Censo.

Desde 2004 a renda aumentou, por isso, muita gente preferiu investir em imóveis para alugar, explica o coordenador do Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão (Sigad) do Instituto Furb, o economista Nazareno Loffi Schmoeller. Ele afirma que com mais imóveis disponíveis no mercado, os preços das locações permaneceram atraentes, especialmente em relação às parcelas de financiamentos. Além disso, o número de pessoas por domicílio reduziu, o que indica mais demanda por imóveis. Em 20 anos, a média de moradores por imóvel, em Blumenau, caiu de 3,8 para 3.

– São vários fatores que mostram a mudança de pensamento. Mais pessoas estão preferindo alugar e elas encontram condições para isso – avalia Schmoeller.

As pessoas costumam comprar o imóvel depois de cinco anos locando, analisa Rogério Isnar Patrício, presidente do Sindicato da Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Blumenau e Região. Em 2010, as locações aumentaram 20%

Estabilidade é prioridade antes de comprar

A opção de Marcos Antônio da Silva exemplifica este cenário. Depois de cinco anos morando em Blumenau, Silva resolveu comprar a casa própria. No início, a locação foi por necessidade, mas agora, com as facilidades do Minha Casa, Minha Vida, ele acredita que o imóvel próprio compensa mais.

– Já estou estável e minha família se adaptou à cidade. Agora vale a pena comprar – avalia Silva, que tem 35 anos e mora com a esposa e um filho de nove.

Os economistas recomendam que, antes de optar pela compra ou locação, sejam feitas simulações a partir do quanto se pode pagar de entrada, juros do financiamento e do valor que o recurso renderia aplicado e ainda o gasto mensal com o aluguel. No Youtube, o autor de best sellers sobre finanças pessoais – como Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi, ensina:

– Para quem pretende mudar de vida, crescer na carreira profissional, não deve se manter fixo. Alugue um imóvel próximo do trabalho e se mantenha livre para aceitar propostas que permitam você crescer e ganhar mais.

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Imóveis, Mercado Imobiliário e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s