Fluxo de caixa das empresas do setor imobiliário guia boa perspectiva para 2012

Apesar das principais empresas do setor de construção civil terem registrado um desempenho em bolsa abaixo do Ibovespa em 2011, o JP Morgan acredita que o ano que se inicia deve ser mais promissor para estas companhias. Segundo o banco, o aumento do fluxo de caixa pode ajudar a aumentar o otimismo dentro do segmento.

As top picks dos analistas Marcelo Motta e Marina Mansur continuam sendo a MRV (MRVE3), PDG (PDGR3) e Rossi (RSID3), apesar de terem registrado uma queda de 31%,35% e 46% no ano passado, enquanto o benchmark da bolsa brasileira teve queda de 18,11%. Já a Gafisa (GFSA3) liderou as perdas entre seus pares, com queda de66% em 2011.

Segundo os analistas, margens abaixo do esperado, menor crescimento e queda nas vendas foram responsáveis pelo desempenho negativo das companhias. Além disso, os múltiplos do setor com que as ações do setor são negociadas tornaram-se baixos, de 5,4 vezes a relação preço sobre o lucro, em comparação com os 9,1 vezes em que eram negociados em janeiro de 2011.

“Nós acreditamos que os valuations das companhias estão atrativos, esperando uma melhor performance para 2012, como resultado de uma melhora no fluxo de caixa”, avaliam.

Shoppings
Os analistas também possuem perspectivas positivas em relação ao segmento de construção de shopping centers, vendo o setor como defensivo, mas também com uma forte perspectiva de crescimento. Motta e Marina ressaltam que as quatro empresas de maior liquidez do setor, como a BR Malls (BRML3), Multiplan (MULT3), Iguatemi (IGTA3) e BR Properties (BRPR3) tiveram desempenho negativo em apenas 1 ponto percentual na comparação com o Ibovespa.

Os múltiplos em que os ativos do segmento são negociados também apresentaram queda de 17,8 vezes em janeiro de 2011 para as 15,5 vezes negociadas atualmente, avaliam os analistas, devido ao impacto negativo da desaceleração do consumo no Brasil. “Porém, nós continuamos com uma expectativa positiva para o setor devido ao controle da inflação e às perspectivas de uma economia doméstica relativamente forte”, avaliam.

Fonte: InfoMoney

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Mercado Imobiliário e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s