Custo da construção civil fica quase estável em dezembro, aponta SindusCon

Os preços da construção  civil paulista ficaram quase estáveis em dezembro, ao registrar leve alta de 0,01%, na comparação com novembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (2) pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

O CUB (Custo Unitário Básico) reflete a variação mensal das despesas do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil. No mês passado, ele foi de R$ 955,11 por metro quadrado.

Em dezembro, o custo das construtoras com insumos de construção teve queda de  0,05%, enquanto que os custos com mão de obra apresentaram alta de 0,06% e as despesas administrativas não variaram.

Em 2011, o CUB acumulou alta de 5,86%. Os gastos com material variaram 2,15%, os custos com mão de obra aumentaram 8,76% e os custos administrativos ficaram 9,52% mais caros.

Alta dos preços
Dos 41 itens de material de construção analisados, no último mês do ano, as maiores altas foram encontradas no impermeabilizante normal tipo vedacit 18 litros, com alta de 1,64%, no tubo PVC-R rígido para esgoto 150 mm, com alta de 1,12%, e no vidro liso transparente 3mm sem colocação, cuja alta foi de 0,79%.

Acompanhando o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que apresentou queda de 0,12% no mês, o tubo de ferro galvanizado recuou 2,47%, sendo o produto com a maior queda no mês.

Em seguida, aparecem o bloco de concreto 19x19x39cm, com queda de 1,05%, e o saco de 50 quilos de cimento CPE-32, com queda de 0,68%.

Via Infomoney

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Construção e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s