Azul escuro: elegância na decoração da casa

Azul é a cor preferida da humanidade. Uma pesquisa da universidade inglesa de New Castle com 208 homens e mulheres, chineses e britânicos, apontou o favoritismo da cor, embora o público feminino tendesse mais a suas tonalidades avermelhadas, que se aproximam do lilás e do rosa.

Azul na Decoração – Foto: Rogério Voltan

Na escala de cores, o azul é a mais fria e profunda. Os egípcios, que desenvolveram o pigmento na Idade Antiga, a consideravam a cor da verdade. No manto de Nossa Senhora, ele representa a pureza, e no budismo tibetano, a sabedoria transcendental, que abre o caminho da libertação.

O azul traz serenidade – Foto: Rogério Voltan

O infinito mundo azul é rico em matizes e significados. O que mais se vê agora é um tom médio batizado de azul bic (em referência à tampa da caneta). “Alguns também o chamam de azul Klein, embora seja menos violáceo que o tom patenteado pelo pintor francês Yves Klein, que o utilizou para tingir o corpo de uma modelo e, assim, reproduzi-lo em diferentes obras”, explica Raquel Valente Fulchiron, professora de desenho de moda.

O azul traz elegância para a casa – Foto: Rogério Voltan

Segundo Raquel, estamos no fim de um período de cores frias, que começou com violetas e lilases anos atrás. “A onda azul hoje também se inspira nos anos 1980, uma tendência que permanece no verão”, acrescenta Wesley dos Santos Paixão, professor de química industrial têxtil.

Via M de Mulher

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Decoração, Dicas e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s