A escolha de um terreno requer alguns cuidados

Escolher a disposição dos cômodos, os pisos e os revestimentos, as cores da parede e todo o acabamento. Construir imóvel em vez de comprar algo pronto é a opção encontrada por aqueles que desejam ter um lar exatamente do jeito que sempre sonharam. Para colocar esse objetivo em prática, sem surpresas desagradáveis, é fundamental a atenção na escolha do terreno e na elaboração do projeto.

O corretor e perito em avaliações imobiliárias da LDS Imóveis, Tom Freire, explica que um dos aspectos mais importantes é a localização do lote. De acordo com ele, os bairros também têm idade. Aqueles considerados jovens – caracterizados pelo grande número de casas novas ou em construção – são os que apresentam valorização garantida, por isso, são os mais procurados.

Para quem faz a compra com a ideia de construir um imóvel para morar, a vizinhança também conta muito. É importante visitar os arredores do loteamento e ver se ali estão instalados potenciais causadores de barulho ou aumento de tráfego como as indústrias, ou construções que interfiram na valorização da área. “A proximidade uma delegacia, de bares ou danceterias é um fator de desvalorização”, afirma. Por outro lado, uma área bem servida de supermercados, escolas, farmácias, tem maior valor de mercado.

Documentação

Antes de firmar qualquer negócio, é essencial conferir se o lote pretendido está devidamente regularizado. Para tal, é preciso que o comprador exija a matrícula atualizada do terreno – requerida junto aos cartórios de Registro de Imóvel – uma vez que é nesse documento que fica registrado o histórico do lote e se pode identificar se ele já foi hipotecado, vendido ou arrendado.

Do mesmo modo, pode-se solicitar ao proprietário e seu cônjuge certidões negativas que comprovem que não têm o nome protestado, pendências judicias e impedimento civis. Segundo Freire, em cinco dias é possível ter essa documentação atualizada.

Orientação

O ideal é que o processo de compra do lote seja acompanhado da assessoria de um profissional arquiteto ou engenheiro civil, que além de verificar o custo-benefício da aquisição pode analisar se o terreno está preparado para receber o projeto de imóvel pretendido.

Caso sejam necessárias muitas mudanças estruturais como nivelamento, muros de arrimo, o custo aumenta. Contudo, a arquiteta Andréia Gonçalves, ressalta que existem soluções para a maioria dos terrenos. “Muitas pessoas idealizam um imóvel, mas, no momento de construí-lo – devido às características do terreno – executam um projeto errado”, diz.

Na lista de detalhes a serem observados pelo comprador estão a posição do terreno e da construção do imóvel em relação ao sol. Segundo a arquiteta, o indicado que quartos e salas estejam voltados para o sul ou leste, uma vez que assim estarão protegidos do sol intenso da tarde. Em contrapartida, ambientes menos utilizados do imóvel como cozinha, lavanderia e banheiro e que têm áreas molhadas tenham janelas direcionados para oeste ou norte onde a incidência solar é maior.

ACOMPANHAMENTO

“Nem sempre o terreno está adequado para as pretensões do projeto. Por isso, é importante procurar uma assessoria”

Andréia Gonçalves

Arquiteta

O desafio é maior quando se trata de lotes estreitos e cada vez menores. Este tipo de terreno nem permite manter essas orientações. “É então que um bom projeto de arquitetura pode fazer a diferença potencializando as condicionantes do terreno a favor do projeto”, garante a arquiteta Andréia.

Fonte: Redimob

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Imóveis e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s