Traga bem-estar para dentro de casa com truques de decoração

O tempo urge, as tarefas se amontoam e os cuidados com o lar ficam sempre para depois, certo? Não deixe que isso aconteça! Cuidar do lar também é essencial para vivermos em paz e amor. Trate, então, de reavivar os espaços da sua casa. Profissionais da decoração dão algumas dicas. Confira:

1. Em tempos cibernéticos, a natureza também se faz notar por meio das fibras orgânicas, a base para os mais diferentes produtos. “Não precisamos agredir o meio ambiente para nos beneficiarmos de matérias-primas como fibras de bambu e de bananeira”, diz Francesca Alzati, designer. Outra dica de Francesca é valorizarmos artigos feitos à mão. “O tempo de elaboração, a origem do material e a história contida nas peças artesanais, muitas vezes, remontam a tradições milenares.”

2. Caso seja o momento de substituir aquele móvel danificado por lascas, aposte em exemplares fabricados com madeira bruta, encontrada em áreas de manejo florestal sustentável. “Além de ser ecologicamente correta, essa matéria-prima tem cores, formas e texturas talhadas pelo tempo. Características que trazem aconchego ao ambiente e ainda se afinam com diferentes estilos de decoração”, afirma a design Monica Cintra, de São Paulo .

3. No quarto, reduto supremo do descanso, tons escuros e excesso de informação visual devem ser censurados sem dó. “Cores claras e suaves devem prevalecer no conjunto. Estampas só em detalhes”, afirma o arquiteto Marcelo Rosset, de São Paulo. Segundo ele, tapetes felpudos são ótimos para realçar a sensação de aconchego: “Especialmente se o cômodo possui piso frio ou de madeira”.

4. Transforme a renovação do lar em terapia, elaborando uma bela seleção de imagens de viagens, de almoços em família, dos bichos de estimação e do que mais tiver real significado para você. “Fotos de bons momentos sempre levantam o astral dos moradores e também transmitem entusiasmo a quem visita o local”, afirma a arquiteta Clélia Regina Ângelo, de São Paulo, que ainda nos recomenda caprichar nos porta-retratos.

5. Que tal repaginar o sofá ou a poltrona da vovó com fortes indícios de estafa por tempo de serviço? “Tecidos mais leves, como linho e algodão, aceitam bem a mistura de almofadas com diferentes formatos e estampas”, afirma a diretora de arte Clarissa Ferreira, que autoriza a convivência de exemplares lisos de cores fortes com padronagens florais, geométricas, étnicas, poás. Desde que prevaleça a harmonia, claro.

6. A iluminação indireta é outra artimanha que deixa o recinto do resguardo mais acolhedor. “Além da luz geral, utilize nas cabeceiras arandelas, pendentes ou abajures”, diz a gerente de criação, Mayra Yasuda, de São Paulo. No restante da casa, abra janelas e cortinas para que os ambientes possam se servir da luz solar com abundância. “Nosso organismo está perfeitamente habituado à iluminação natural. É ela que nos oferece maior conforto”, afirma a profissional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Via M de Mulher

Anúncios

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Decoração, Design de Interiores, Dicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s