Quando vale a pena comprar um imóvel novo ou usado

Na hora de comprar o imóvel muitas pessoas ficam em dúvida entre a compra de um novo e a de um usado. Essa escolha envolve fatores econômicos, pessoais e até mesmo emocionais. Mas o que vale à pena?

De acordo com Hugo Mascarin, proprietário do Portal CASAeOFERTA, a resposta depende de qual fator é determinante para o comprador. “Para muitos, o preço é um fator determinante. Neste caso um imóvel usado pode ser até 50% mais barato que um novo localizado no mesmo bairro”, diz Mascarin.

Ele lembra também que o valor do imóvel não deve ser o único fator a ser considerado na procura pela casa própria. “Se os gastos são importantes, aqueles destinados à manutenção devem ser levados em conta. Um imóvel novo só começa a ter manutenção após três anos de uso. Após  isso, os gastos são os mesmos de qualquer imóvel”, afirma.

Isso significa que a economia com manutenção que o comprador tem com o  imóvel novo pode não ser tão grande a ponto de determinar a escolha, principalmente se  for levado em conta que existem imóveis usados em ótimas condições, que não requerem tantos gastos com manutenção. Por outro lado, aqueles que escolherem imóveis usados podem ter surpresas e acabar gastando com reformas.

Por isso, Mascarin recomenda que antes de adquirir um imóvel usado, o comprador observe atentamente o seu estado de conservação. “É importante ficar atento à umidade nas paredes, pois elas denunciam problemas como vazamento, e à parte elétrica do imóvel. Uma avaliação profissional, seja de um engenheiro, arquiteto ou técnico em edificações, ajuda a evitar surpresas desagradáveis no futuro”, aconselha.

Além disso o comprador deve checar se o imóvel usado não possui nenhum tipo de pendência na justiça. “O comprador deve exigir a certidão negativa do imóvel a ser adquirido e verificar se ele está livre de ônus como hipotecas e penhoras, bem como se os vendedores não têm dívidas e processos judiciais como execuções e cobranças em seu nome, evitando assim que posteriormente a venda realizada seja anulada por eventual alegação de fraude à execução ou mesmo fraude contra credores”, recomenda Gilmar Gomez Souza, gerente comercial da Imobiliária Grupo Souza.

Por outro lado, boa parte dos imóveis novos tem tecnologias de construção que não existiam antes e que aumentam o conforto dos moradores. Um exemplo é o sistema Shaft, o popular piso falso, que facilita a instalação de fiações e canos, evitando a furação de paredes e pisos e facilitando a manutenção. “Além disso, alguns imóveis novos possuem sofisticados sistemas de ar condicionado e aquecimento central e janelas de PVC com eficiente isolamento térmico, evitando poluição sonora e variações bruscas de temperatura. Todos esses itens garantem mais conforto ao morador”, afirma Mascarin.

Uma das vantagens de se comprar um imóvel novo é a habilidade de decorá-lo exatamente da maneira que o comprador preferir, permitindo a escolha de todas as cores, que variam da pintura ao tapete. Comprar um imóvel novo também permite a seleção da telha e dos gabinetes para a cozinha e os banheiros.

Além disso, atualmente existe no mercado imóveis novos com garantia de 10 anos. “Neste período o vendedor ou o banco pelo qual o imóvel foi financiado, providenciam qualquer reparo que for necessário ao imóvel”, diz Souza.

De qualquer forma, Mascarin lembra  que o perfil do comprador pode determinar na escolha entre o imóvel novo e o usado. “Para famílias com crianças, o ideal são imóveis novos em condomínios fechados, já que estes possuem área de lazer. Já para um casal jovem, famílias em formação e  idosos, o ideal são imóveis usados que são mais baratos e apresentam um menor custo”, finaliza.

Via Portal Varejo

Sobre SeuLarAqui

O novo portal de imóveis, decoração, reforma e serviços do setor imobiliário. Entre, o lar é seu também! www.seularaqui.com.br
Esse post foi publicado em Imóveis, Mercado Imobiliário e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s